segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As Deusas gregas de Miyu-Yoru

Olá meus fantasminhas!

Não encontrei muitas informações sobre essa artista (quem tiver, por favor, me passe), só sei que ela é Polonesa. O que interessa é que ela faz desenhos incríveis e agora vou mostrar as das Deusas gregas, onde além do desenho, ela posta um breve resumo sobre Elas. Confira:

- Eris

Na mitologia grega, Éris é a deusa da discórdia. Filha dos reis do Olímpo, fora desprezada por sua mãe Hera por não ter muita beleza ; Éris então procurou companhia na Via Láctea lar dos titãs e outras deidades à fim de nobres disciplinas, sendo desposada pelo titã Éter, com o qual concebeu catorze filhos. Cada um deles dotado de um poder maligno o que a alcunhou como Mãe dos Males. Éris sempre fora companheira de seus irmãos em questões terrenas, sobretudo de Ares na batalhas. Corresponde à deusa romana Discórdia. Seu oposto é sua sobrinha Harmonia, correspondente à Concórdia romana.

- Hecate


Hecate é uma Deusa antiga, às vezes descrita em forma de tripla, diversamente associada a encruzilhada, fogo, luz, lua, magia, feitiçaria, o conhecimento de ervas e plantas venenosas e da bruxaria. Alguns retratos clássicos mostram Ela como uma Deusa segurando uma tocha, uma chave, serpentes, punhais e inúmeros outros itens.

- Athena


Na religião e na mitologia grega, Athena ou Athene é a Deusa da sabedoria, coragem, inspiração, civilização, da lei e da justiça, guerra, matemática, força, estratégia, das artes, artesanato e habilidade. Minerva, encarnação romana de Atena, incorpora atributos semelhantes.

- Afrodite


Afrodite é a Deusa grega do amor, beleza, prazer e procriação. Sua equivalência romana é a Deusa Vênus. De acordo com a Teogonia de Hesíodo, ela nasceu quando Cronus cortar órgãos genitais de Urano e lançou-a no mar, e da espuma do mar surgiu Afrodite. Assim Afrodite é de uma geração mais velha do que Zeus. Seus atributos eram rosas e as pombas brancas.

- Irene

Eirene, ou Irene, um dos Horae, era a personificação da paz, e foi representado na arte como uma linda jovem carregando uma cornucópia, cetro ou uma tocha. Ela é dita às vezes como a filha de Zeus e Themis.

- Deméter

Deméter ou Demetra é uma Deusa grega, filha de Cronos e Reia1, deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

- Themis

Têmis era a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Dice cuja equivalente romana é a Deusa Justiça.
Têmis empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e/ou uma cornucópia. Seu nome significa "aquela que é posta, colocada".

- Ártemis

Artemis era umã dos mais veneradas divindades da Grécia antigas. Sua equivalente romana é Diana. Alguns estudiosos acreditam que o nome na verdade da Deusa foi originalmente pré-grecia. Homero se refere a Ela como Artemis Agrotera, Potnia Theron: "Artemis da terra selvagem, Senhora da Animals". Os Arcadianos acreditava que ela era filha de Deméter.
No período clássico da mitologia grega, Artemis foi muitas vezes descrito como a filha de Zeus e de Leto, e a irmã gêmea de Apolo. Era a Deusa helênica da caça, animais selvagens, região selvagem, parto, virgindade e das meninas, trazendo e aliviando a doença em mulheres; muitas vezes ela foi descrita como uma caçadora carregando um arco e flecha. Os cervos e o cipreste eram sagrados para Ela.

- Hera

Hera era a esposa e uma das três irmãs de Zeus no panteão olímpico da mitologia e da religião grega. Sua função principal era como a Deusa das mulheres e do casamento. Sua contrapartida na religião da antiga Roma foi Juno. A vaca e o pavão eram sagrados para ela. A mãe de Hera era Rhea e seu pai era Cronus. Hera era conhecida por sua natureza ciumenta e vingativa, principalmente contra os amantes de Zeus e descendentes, mas também contra os mortais que cruzaram a ela, tais como Pélias. Paris a ofendeu, escolhendo Afrodite como a mais bela deusa, ganhando o ódio de Hera. Seu símbolo é utilizado para ser uma coluna reta, mas, mais tarde, ela foi retratada com o fruto de uma romã ou uma flor de lírio. Além disso, ela era mostrada usando uma coroa feita de estrelas.

- Hestia

Héstia (Vesta, na mitologia romana) é a deusa virgem grega do lar, lareira, arquitetura, vida doméstica, família e estado. Filha de Cronos e Reia, era uma das doze divindades olímpicas. Cortejada por Poseidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais. Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.

- Tique

Tique, nos antigos cultos gregos, era a divindade tutelar responsável pela fortuna e prosperidade de uma cidade, seu destino e sorte – fosse ela boa ou ruim. Sua equivalente na mitologia romana era Fortuna. Ela é a filha de Hermes ou Zeus e Afrodite. Na arte medieval, ela era retratada carregando uma cornucópia, leme de um navio, e a roda da fortuna, ou ela pode estar na roda, que preside ao longo de todo o círculo do destino.

- Nyx


Nyx é a Deusa grega da noite. Uma figura sombria, Nyx situou-se em ou perto do início da criação, e foi a mãe dos Deuses como Hypnos (sono) e Thanatos (morte). Suas aparições na mitologia são escassos, mas revelam-a como uma figura de poder e beleza excepcionais. Ela é encontrada nas sombras do mundo e só vê de relance. Na arte é retratada em uma vestimenta preta com asas em seus ombros, andando de carruagem na companhia das estrelas.

- Eos
Na mitologia grega, Eos é uma Titã e deusa do amanhecer, que se levantou todas as manhãs de sua casa à beira do Oceanus. Eos é a filha de Hyperion e Theia e irmã de Hélios e Selene o sol a lua," que brilhará sobre todos os que estão na Terra e sobre os Deuses imortais que vivem no vasto céu." Normalmente citada como de longos cabelos louros e unhas tingidas de rosa com uma carruagem purpúrea puxada por dois cavalos alados, Lampo e Faetonte, com arreios multicolores. Ágil e graciosa, é munida de asas nos ombros e nos pés. Essa caracterização expressa seu carácter de jovem caprichosa e despreocupada, que vive amores intensos e efêmeros.

- As Três Graças (Cárites)


Eufrosina (em grego Ευφροσυνη, "o sentido da alegria") era uma das Cárites na mitologia grega (Graças na mitologia romana). Personificação da alegria, era bela e graciosa.  Aglaia (em grego antigo Ἀγλαΐα, ‘a resplandecente’, ‘a que brilha’, ‘a esplendorosa’, ‘a esplêndida’) era a mais jovem e bela das três Cárites. Simbolizava a inteligência, o poder criativo e a intuição do intelecto. Tália (em grego Θάλεια, "a aque traz flores") era uma das Cárites na mitologia grega (Graças na mitologia romana). Deusa do brotar das flores, era bela e graciosa. Dependendo das versões do mito, eram filhas de Zeus e Hera ou de Zeus e Eurínome.

Algumas descrições foram colhidas de outros sites para melhor compreensão
Espero que tenham gostado
CarinaFilth

3 comentários:

  1. Muito bem explicado, há apenas alguns erros quanto à "especie" de alguns seres. Nem todo mundo era deus. Themis e Nyx são Titãs, ou seja, seres mais antigos que os deuses.

    ResponderExcluir
  2. Sera que voce nao poderia pesquisar um pouco e mostrar pra gente por favor gostei muto dos desenhos

    ResponderExcluir