domingo, 19 de janeiro de 2014

A beleza burlesca de 1890

Olá meus fantasminhas!

Atualmente, essas mulheres não chamariam tanta atenção, mas em uma época onde o modelo de mulher era recatada, com o corpo todo coberto e centrada no marido, filhos e afazeres de casa; uma mulher que mostra toda sua sensualidade e curvas deixavam os homens loucos e as mulheres com ódio.


As fotos vintage foram coletadas por Charles H. McCaghy, professor da Bowling Green State University, em Ohio, e revelam o quão muda o conceito de beleza em 120 anos.



Burlesque começou nos Estados Unidos, quando Lydia Thompson trouxe sua trupe, as Loiras britânicos, para estágios de Nova York em 1868.



Elas eram mulheres independentes, confiantes quando estavam no palco e desafiou a maioria dos costumes sociais e culturais das mulheres na época. E elas eram elogiadas por uns e odiadas por outros.



A maioria das pessoas dentro da sociedade "respeitável" viam estas mulheres como estando na mesma categoria que as prostitutas - mulheres que vendem o corpo para o sexo.



 Mas os homens adoravam essas moças. Dizia-se que alguns homens estavam dispostos a matar-se em acessos de paixão lasciva depois de ver shows de Ms Thompson. A veracidade dessas histórias, no entanto, foi um pouco duvidosa.



O segredo do apelo sexual de dançarinas burlescas não era que eles revelaram partes intimas do corpo como strippers modernos. A verdade era que o Burlesque era considerada um escândalo por mostrar as formas do corpo.



Onde a maioria das mulheres usavam camadas de saias e saiotes, ocultando as suas pernas e coxas, dançarinas burlescas usava meias. Isto levou ao frenesi de "mulheres perdidas nas calças justas", que pode soar irônico para os dias modernos.



As mulheres da era vitoriana eram modestas, conservadoras e preocupadas com assuntos internos da casa. 
Dançarinas burlescas foram tudo, menos isso. Alguns cartazes mostravam corpos corpulentos, mulheres d que emanavam uma sensação de perigo.



Em sua maneira, dançarinas burlescas - ao mesmo tempo que o objeto do desejo sexual para os homens - trabalhou para melhorar a posição das mulheres na sociedade americana. 



Elas apresentaram a imagem de uma mulher que deliberadamente desafiou o que sociedade local tinha imposto. 



Através de humor exagerado, artistas trataram de questões políticas do dia, falando livremente e desafiando os homens em sua audiência.



Por volta de 1920, entretanto, burlesco diminuiu com o advento do cinema, teatro vaudeville e revistas da Broadway.



Se quiser ver mais fotos do avanço da sensualidade feminina, clique aqui.
Espero que tenham gostado.
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário