sábado, 23 de agosto de 2014

26 livros banidos por motivos bizarros

Olá meus fantasminhas!

Na lista entra países que pregam a liberdade e livros que "pregariam" a sexualidade, homofobia e misticismo. Confira:

  1. O Dicionário - Banido das bibliotecas da Califórnia por conter palavras de cariz sexual.
  2. Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago - Livro proibido pela Igreja Católica por ser considerado um atentado à moral cristã.
  3. As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain - Livro banido de diversas bibliotecas devido ao protagonista dotado de uma moral questionável. 
  4. As Aventuras de Hucklberry Finn, de Mark Twain - Banido pelas mesmas razões que o livro anterior.
  5. As Vinhas da Ira, de John Steinbeck - Banido em diversas zonas por conteúdo considerado indecente.
  6. O Diário de Anne Frank, de Anne Frank - Quando o pai de Anne Frank, Otto Frank, divulgou o conteúdo do diário na integra, foi realizado uma nova edição, mais completa. Esta edição continha referências a sexualidade e homossexualidade, o que a levou a ser banida em diversas escolas, sendo apenas aceite a anterior.
  7. Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll -  Proibido na China por atribuir aos animais qualidades humanas, representando-os ao mesmo nível.
  8. Ponte para Terabithia, de Katherine Patterson - Escolas da Pensilvânia baniram este por linguagem ofensiva. Esta queixa resulta na utilização do nome de Deus pelo protagonista em diversas ocasiões, o que é considerado blasfêmia.
  9. Fahrenheit 451, de Ray Bradury - Livro proibido em diversas escolas dos Estados Unidos por blasfêmia, incentivo à violência e ao consumo de drogas.
  10. O Apelo da Selva, Jack London - Romance banido na Itália devido às ideais socialistas do autor. 
  11. Ulisses, de James Joyce - Obra considerada obscena pela New York Society for the Suppression of Vice (instituição dedicada a supervisionar a moral do público). 
  12. Tarzan, de Edgar Rice Burroughs - Tarzana, província da CAlifórina, baniu este livro por Jane a Tarzan morarem juntos sem serem casados.
  13. Os Jogos da Fome, de Suzanne Collins - Banido em diversas bibliotecas dos EUA por ser acusado de transmitir violência, ideais anti-família, insensibilidade e linguagem ofensiva.
  14. Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley - Proibido em diversas bibliotecas dos EUA por se ter concluído que incentivava ao sexo promíscuo. 
  15. Matadouro 5, de Kurt Vonnegut - Banido de muitas escolas dos Estados Unidos devido às descrições da Segunda Guerra Mundial. Várias exemplares deste livro foram mesmo queimados à frente de alunos.
  16. Charlie e a Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl - Livro banido de bibliotecas do Colorado por transmitir uma “filosofia de vida pobre”.
  17. Série Onde Está o Wally, de Martin Hanford - Livro banido por queixas de leituras que afirmavam encontrar nas multidões personagens em situações constrangedoras. 
  18. O Capuchinho Vermelho, de Charles Perrault - Conto popular proibido em diversos estados da América por a personagens principal, uma criança, ter a tarefa de levar uma garrafa de vinho à avó.
  19. Por Favor Não Matem a Cotovia, de Harper Lee - Livro não aceite por algumas autoridades devido aos valores transmitidos e à linguagem utilizada.
  20. Série Harry Potter, de J. K. Rowling - As escolas Católicas baniram estes livros pelas ligações á feitiçaria e bruxaria.
  21. Versos Satânicos, de Salman Rudshdie - Banido na Índia por insultar o Islamismo.
  22. 1984, de George Orwell - Banido dos Estados Unidos por ser considerado pró-comunismo e proibido na Rússia por ser visto anti-regime.
  23. Lolita, de Vladimir Nabokov - Foi considerado obsceno na França, Inglaterra, Nova Zelândia e Argentina.
  24. As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky - Banido de diversas bibliotecas dos EUA por tratar abertamente de assuntos como a sexualidade e o consumo de drogas.
  25. Crepúsculo, de Stephenie Meyer - Livro proibido em bibliotecas dos EUA por tratar de assuntos sobrenaturais e apelar ao sexo (onde?).
  26. A Cabana do Pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe - Banido de diversas escolas dos EUA por utilizar a por diversas ocasiões a palavra “nigger” (que seria algo como "negão", de forma preconceituosa).

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

sábado, 9 de agosto de 2014

Eu li: Corações Feridos - Louisa Reid.

Olá meus fantasminhas! 

Andando pelas ruas do Centro do Rio, deparo-me com um livro. Achei engraçado ninguém tê-lo notado. O nome em si não me chamou muito a atenção, afinal, quando leio algo como "Corações Feridos" me vem à mente uma novela mexicana piegas, mas fiquei curiosa pelo fato da capa ser uma garota em frente à um tumulo. Folheei o livro em busca de informações sobre o dono, e além de nenhuma informação, o livro aparentava ser novo.

Decidi leva-lo para casa, e não me arrependo disso.

O livro conta a história de duas irmãs gêmeas, Hephzibah e Rebecca, mas ambas não podiam ser mais diferentes uma da outra: Hephzibah é linda e cheia de sonhos; já Rebecca tem a  Síndrome de Treacher Collins, o que a torna deprimida e vive o tempo todo na sombra da irmã.

Garoto com a Síndrome de Treacher Collins,
assim, temos uma ideia melhor de como é Rebecca.
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira praticamente o livro todo. A primeira parte ainda é dividida em duas: O antes com Hephzibah e o depois com Rebecca. Logo abaixo você vai entender esse "antes" e "depois".

Continuando, ambas são "filhas" de um pastor muito rigoroso e que transforma a vida das duas num perfeito inferno. Até então elas estudavam em casa, mas Hephzi consegue convencer os pais a começarem a  frequentar uma escola normal. Hephzi sabe que pode ser popular, ela vê como os garotos a olham e sorriem, ela só precisa andar com as pessoas certas, o que não inclui sua irmã medonha. Isolada e sozinha, Rebecca só quer sobreviver a escola, estar longe do pai já é benefício suficiente, e tem a biblioteca. Então ela tenta não se magoar com as atitudes da irmã, e colocar algum juízo em sua cabeça.

Hephzi começa a frequentar festas escondida (e encoberta pela irmã) e acaba se apaixonando por um rapaz, ela vê então um caminho de sair do inferno que só elas conhecem.

Porém, quando Hephzi morre tragicamente (a parte com o "antes" seria de antes de sua morte), só Rebecca sabe a verdade do que aconteceu com a irmã. E agora ela precisa seguir vivendo, precisa tentar escapar, antes que seja tarde demais para ela também (encarregada da parte do "depois" da morte da irmã).

Ok, não posso dizer que foi um livro CHOCANTE, até por que eu já tinha lido livros com temática parecida (pai abusivo + mãe vaca + filha vítima) como o livro Distúrbio da Valentina Silva Ferreira. Choca? Sim, até por ser mais puxado para a realidade que o Distúrbio; É pesado? Um pouco (não vou relacionar com o livro da Valentina de novo, mas o dela é mais pesado, sim); Senti vontade de matar o "pai" das meninas? Com certeza.



Senti muita pena de Rebecca, por ter nascido nessa família que a faz sentir-se um monstro em vez de apoia-la para ter forças e enfrentar o mundo cruel e julgador que temos. Eu achei interessante a dinâmica entre as irmãs, elas implicavam, brigavam, se amavam, como quaisquer adolescentes nesta idade. Mas ao contrário do que se esperava, vemos que apesar de todos os problemas, Reb é a adolescente forte, e a irmã tinha sempre medo demais para defendê-la.

Podia questionar aqui a escrita pobre, mas não sei se foi caso de erro de tradução ou uma jogada da própria escritora, afinal, o livro é contado por duas adolescentes. As partes onde a Hephzi conta a história, notamos uma escrita bem pobre (podendo-se relacionar com a falta de interesse nos estudos), já as partes onde a Reb conta, vemos um leve e gradual enriquecimento de escrita (sendo ela a mais dedicada e com dom para literatura inglesa).

O final do livro me decepcionou, pois, o mesmo seguiu bastante a linha do racional tem um final fora de nexo e irreal. Sem falar que houve várias pontas soltas que eu não posso explicar sem ser spoiler. Achei que tinha algo de errado em a história parar onde parou, e foi isso que me decepcionou. Meus pensamentos foram "Tá, mas parou por aqui? O que acontece depois?". Contudo, foi um ótimo começo para a autora e estou ansiosa para ver o que mais ela pode oferecer.

Devo dizer por final que é uma obra que serve como tapa na cara de algumas pessoas, principalmente das que reclamam da vida o tempo todo e não dão valor ao que têm. É um exemplar forte, não é uma leitura que qualquer pessoa vai conseguir apreciar. É triste, é violento, é de causar revolta e asco.

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

domingo, 3 de agosto de 2014

Diferença entre Leucismo e Albinismo

Olá meus fantasminhas!

Vagando na internet, eu me deparei com esta imagem:

Sinistro né?
E a informação que me foi dada é que a coruja em questão tinha Leucismo. Como eu não sabia o que era, decidi procurar por mais informações e como achei interessante, decidi compartilha-las com vocês:

Leucismo é a falta de pigmentação em parte do corpo de algum animal, podendo ter fundo genético. O resultado normalmente são regiões corpóreas de coloração branca, em maior ou menor extensão, onde naturalmente deveria ocorrer alguma pigmentação, ao contrário do albinismo, que é a ausência completa de melanina, o leucismo pode envolver outros tipos de pigmento.

Diferentemente do que ocorre com os animais albinos, os leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro de cor escura, pelo contrário, são até um pouco mais resistentes, porque a cor branca apresenta um albedo (medida da quantidade de radiação solar reflectida por um corpo ou uma superfície, sendo calculado como a razão entre a quantidade de radiação reflectida e a quantidade de radiação recebida) mais elevado, tornando estes animais mais resistentes à luz solar.

No Leucismo a perda de melanina é parcial e as espécies afectadas apresentam apenas os pelos ou outras estruturas dérmicas brancas ou acinzentadas. A pele, olhos e membros permanecem normais. Enquanto que no Albinismo, a perda de pigmentação pode ser total, quando os pelos e a pele são brancos e os olhos são avermelhados ou rosados.

Esta doença não tem uma causa específica, mas sendo uma alteração genética é causada por um gene, que neste caso é recessivo, logo, pode manifestar-se ou não.

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

9 sinais de que sua alma é velha

Olá meus fantasminhas!

Há um tipo especial de pessoa em nosso mundo que se encontra sozinha e isolada, quase desde o nascimento.
Sua existência solitária não é por uma preferência ou um temperamento antisocial, ela é simplesmente da idade, velha de coração, velha na mente e velha na alma, essa pessoa é uma alma antiga que tem uma visão de vida muito diferente e mais amadurecida do que aqueles ao seu redor, como resultado, a velha alma vive sua vida internamente passeando em seu próprio caminho solitário, enquanto o resto do rebanho ao seu redor segue outro caminho, talvez você já tenha experimentado isso em sua própria vida ou tenha testemunhado isso em outra pessoa ? Se assim for, este artigo é dedicado a você, na esperança de que ajude a definir a si mesmo, ou compreender melhor o outro.

A “velha alma”

post 07 12 2 9 Sinais de que você é uma velha almaRobert Frost, Eckhart Tolle e até mesmo Nick Jonas tem sido chamados assim, talvez até mesmo você tem sido ? Eu fiz como muitos deles esta auto descoberta que foi feita após a reunião com Sol, que me contou sobre sua infância como um menino precoce, inteligente que teria amizade com os professores em vez dos alunos só porque eles eram muito diferentes dele, como ele relatou sua incapacidade de encontrar interesse e conexão com as pessoas de sua idade, eu descobri que eu sentia o mesmo e ainda sinto.
Se você ainda não descobriu se é uma velha alma, leia alguns dos sinais reveladores abaixo.

9 Sinais de que você é uma velha alma

1. Você tende a ser um solitário.
Porque velhas almas são desinteressadas ​​nas atividades e interesses das pessoas em suas faixas etárias, elas acham que é lamentável fazer amizade com pessoas que têm dificuldades de se relacionar, o resultado é… Velhas almas tendem a encontrarem-se sozinhas a maior parte do tempo, as pessoas simplesmente não se relacionam com elas.

2. Você ama o conhecimento, a sabedoria e a verdade.
Sim …Isso parece um pouco grandioso e excessivamente nobre, mas a velha alma se encontra naturalmente gravitando para o lado intelectual da vida, velhas almas inerentemente entendem que o conhecimento é poder, a sabedoria é a felicidade e a verdade é a liberdade, então por que não buscar essas coisas ? Essas atividades são mais significativas para elas do que ler sobre as últimas fofocas sobre o mais recente namorado de uma famosa ou os últimos resultados do futebol.

3. Você é espiritualmente inclinado.
Velhas almas são mais emocionais e tendem a ter naturezas sensíveis e espirituais superar os limites do ego, buscar a iluminação, promover o amor e a paz são as principais atividades destes jovens em corpo de Madre Teresa, para eles parece mais sábio o uso gratificante do tempo.

4. Você entende a transitoriedade da vida.
Velhas almas são frequentemente atormentadas com lembranças não só da sua própria mortalidade mas de tudo e todos ao seu redor, isso faz com que a velha alma seja cautelosa e por vezes se retire, mas sabiamente dita a maneira como eles viverem suas vidas.

5. Você é pensativo e introspectivo.
Velhas almas tendem a pensar muito sobre tudo, a sua capacidade de refletir e aprender com as suas ações e as dos outros é o seu maior mestre na vida, uma razão pela qual as almas sentem tanto no coração é porque aprenderam muitas lições através de seus próprios processos de pensamentos e possuem muito conhecimento sobre situações da vida pela sua capacidade de silêncio e observando atentamente o que se passa à sua volta.


6. Você vê o quadro maior.
Raramente velhas almas se perdem nos detalhes superficiais recebendo graus inúteis, promoções no trabalho, bustos e homenagens na TV, velhas almas têm a tendência de olhar para a vida a partir de uma visão panorâmica vendo qual é o caminho mais sensato e significativo para abordar a vida, quando confrontadas com questões velhas almas tendem a vê-las como dores temporários e de passagem que apenas servem para aumentar a quantidade de alegria sentida no futuro, consequentemente, velhas almas tendem a ser plácidas, de natureza estável, como resultado de sua abordagem à vida.

7. Você não é materialista.
Riqueza, status, fama, e a última versão do iPhone são um fardo para as velhas almas, a velha alma não vê o propósito de perseguir as coisas que podem ser facilmente tiradas do meio delas, além disso, as almas têm pouco tempo e interesse pelas coisas de curta duração na vida, pois elas trazem pouco significado ou satisfação duradoura com elas.

8. Você era um garoto estranho e socialmente mal adaptado.
Isso nem sempre é o caso, mas muitas almas apresentam sinais estranhos de maturidade em idades jovens, muitas vezes essas crianças são rotuladas como “precoces”, “introvertidas” ou “rebeldes”, deixando de se enquadrar nos comportamentos tradicionais, geralmente estas crianças são extremamente curiosas e inteligentes vendo a inutilidade de muitas coisas que seus professores, pais e colegas dizem e de forma passiva ou agressiva resistem a elas, se você pode falar com seu filho/filha como se ele/ela fosse um adulto, você provavelmente tem uma velha alma a seus cuidados.

9. Você apenas “sente” a idade.
Antes de colocar um nome para o que eu sentia experimentei algumas sensações de ser simplesmente uma “pessoa idosa” por dentro, os sentimentos que acompanham em ser uma velha alma geralmente são: um sentimento de desconfiança mundial, cansaço mental, paciência vigilante e calma destacada, infelizmente, muitas vezes isso pode ser percebido como sendo indiferença e frieza, que é apenas um dos muitos mitos em relação a uma velha alma.
Assim como algumas pessoas de idade se descrevem como sendo “jovens de coração”, também os jovens podem ser “velhos no coração”.

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

Rejeitado por ser diferente

Olá meus fantasminhas!

O preconceito está presente em todos os lugares, principalmente dentro das nossas casas. A animação a seguir mostra a história de Bryan Wilmoth, um garoto que nasceu numa família grande e conservadora, que acaba sendo expulso e impedido de falar com seus outros irmãos pelo fato de ser gay. Vários anos se passaram e Bryan tenta ajudar cada irmão que tenta fugir de casa.

A legenda tem alguns errinhos de português mas dá para assistir. Confira:



Vi no Sedentário
Espero que tenha gostado.
CarinaFilth

3 teorias da conspiração que não eram teorias

Olá meus fantasminhas!

Conspiração é algo extremamente comum na essência do ser humano, todo mundo cria suas próprias conclusões de assuntos mal explicados, ou pouco conhecidos… Há milhares de teorias malucas espalhadas na internet.

Já parou para pensar que algumas dessas teorias, na realidade, são histórias reais?! Pois é, claro que há muita doideira por aí, como o Experimento Filadélfia, aquele navio que se tornou totalmente invisível por alguns segundos… Mas algumas são extremamente plausíveis.

Reuni algumas das teorias conspiratórias mais estranhas do mundo… E o pior de tudo, é que elas não eram teorias! The truth is out there!

3 - COINTELPRO

Panteras Negras
Nos dias de hoje há partidos políticos para todos os tipos de pessoas, mas eles não são tão fortes quanto antigamente. Antes as pessoas criavam movimentos, que poderiam ajudar a criar uma política mais ajustada, da forma que elas desejavam.

Justamente pela força desses movimentos, como os Panteras Negras, o governo sempre ficava com um pé atrás. Havia uma teoria da conspiração que dizia que agentes da FBI se infiltravam nesses aglomerados para enfraquecê-los por dentro.

Nada disso era mentira, alguns projetos do FBI foram criados com esse propósito, porém, todos eram ilegais.

2 – Golfo de Tonkin

USS Maddox
A participação dos Estados Unidos na guerra Vietnã foi uma das maiores dos últimos tempos, a batalha começou quando o USS Maddox fora atacado pelo exército vietnamita, aparentemente, sem mais nem menos.

Nesta época o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, criou a Resolução do Golfo de Tonkin, para justificar a luta contra o país.

A teoria da conspiração diz que na realidade, não havia nenhum motivo para os Estados Unidos iniciar uma batalha contra o Vietnã… Já que o país nunca havia disparado nenhum torpedo contra o desotroyer.

Depois de anos isso tudo se revelou verdade, quando a NSA liberou documentos secretos, dizendo que o ataque vietnamita nunca foi confirmado… E durante todos esses anos o Vietnã sempre afirmou que nunca havia disparado contra o USS Maddox.

1 – MK Ultra

Projeto MK Ultra
Uma famosa teoria da conspiração apontava que o governo realizou diversos experimentos nos cidadãos estadunidenses, tentando criar algum tipo de controle mental! Isso seria alcançado atráves de privação sensorial, abuso sexual e verbal, drogas, hipnose, entre outros.

Apesar de parecer apenas uma cena extraída do filme “Laranja Mecânica”, do diretor Stanley Kubrick, todos esses acontecimentos foram reais!

Em 1977 a lei da liberadade de informação liberou mais de 20 mil documentos, entre eles a revelação do projeto MK Ultra, que ficou ativo entre 1950 e 1973. O governo realmente estudava sobre a tão famigerada ‘lavagem cerebral’.

Em 1995 o presidente Bill Clinton fez um pedido de desculpas formal, em público, por todos os experimentos cruéis que diversos americanos tiveram que passar… Em prisões, hospitais e até universidades.

Espero que tenham gostado
CarinaFilth