domingo, 3 de agosto de 2014

Diferença entre Leucismo e Albinismo

Olá meus fantasminhas!

Vagando na internet, eu me deparei com esta imagem:

Sinistro né?
E a informação que me foi dada é que a coruja em questão tinha Leucismo. Como eu não sabia o que era, decidi procurar por mais informações e como achei interessante, decidi compartilha-las com vocês:

Leucismo é a falta de pigmentação em parte do corpo de algum animal, podendo ter fundo genético. O resultado normalmente são regiões corpóreas de coloração branca, em maior ou menor extensão, onde naturalmente deveria ocorrer alguma pigmentação, ao contrário do albinismo, que é a ausência completa de melanina, o leucismo pode envolver outros tipos de pigmento.

Diferentemente do que ocorre com os animais albinos, os leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro de cor escura, pelo contrário, são até um pouco mais resistentes, porque a cor branca apresenta um albedo (medida da quantidade de radiação solar reflectida por um corpo ou uma superfície, sendo calculado como a razão entre a quantidade de radiação reflectida e a quantidade de radiação recebida) mais elevado, tornando estes animais mais resistentes à luz solar.

No Leucismo a perda de melanina é parcial e as espécies afectadas apresentam apenas os pelos ou outras estruturas dérmicas brancas ou acinzentadas. A pele, olhos e membros permanecem normais. Enquanto que no Albinismo, a perda de pigmentação pode ser total, quando os pelos e a pele são brancos e os olhos são avermelhados ou rosados.

Esta doença não tem uma causa específica, mas sendo uma alteração genética é causada por um gene, que neste caso é recessivo, logo, pode manifestar-se ou não.

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

2 comentários: