sexta-feira, 30 de maio de 2014

13 curiosidades sobre Sherlock Holmes

Olá meus fantasminhas!

Sherlock Holmes é considerado um dos mais influentes personagens de ficção da História. Escrito por Arthur Conan Doyle, ele escreveu 60 histórias sobre o detetive, sendo considerada uma grande inovação no campo da literatura criminal. E para homenagear esse grande autor e este grande personagem, segue 13 curiosidades que você provavelmente não sabia:

1. Criação do oftalmologista inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930), Sherlock Holmes é um detetive de mente aguçada, pronto a resolver os mistérios mais difíceis a partir de pequenas pistas. O personagem apareceu pela primeira vez em 1887, em "Um Estudo em Vermelho", conto publicado numa coletânea natalina.
2. O personagem foi inspirado em Joseph Bell, professor de Conan Doyle. Bell conseguia dizer muitas características psicológicas de uma pessoa apenas olhando seus trejeitos e roupas.
3. Com certeza, se você está lendo esse post, assistiu no mínimo o filme estrelado por Robert Downey Jr., no qual o cara mais anti-social do mundo, não é tão anti-social assim e, além disso, fuma muitos cachimbos. Por incrível que pareça, Sherlock Holmes raramente fumava cachimbo nos livros do Sir Arthur Conan Doyle, ele costumava fumar charutos e cigarros.


4. O detetive vivia na rua Baker, 221b, em Londres. O endereço existe, e hoje é ocupado por um museu totalmente dedicado a Sherlock Holmes.
5. Uma de suas maiores marcas registradas, a frase "Elementar, meu caro Watson" não aparece em nenhum dos livros escritos por Doyle.Na verdade, foi o diretor de uma de suas peças que a criou e acabou sendo difundida, o William Gillete, em 1989. Nos livros tem a palavra "Elementar" e a frase "Meu caro Watson", mas nunca as duas juntas, entendeu?
6. Sherlock já teve sua própria história em quadrinhos, lançada inclusive pela grande DC Comics.


7. Ainda sobre as HQ's, o famoso investigador consultor, apareceu na primeira história da Liga Extraordinária, de Alan Morre, e na 11º edição de Planetary, de Warren Ellis. Além disso, Holmes já fez um pequeno "crossover" com o Batman, na edição de aniversário de 50 anos da Detective Comics.

8. O professor de psicologia John Radford lançou, em 1999, um livro sobre o QI de Sherlock Holmes. A conclusão da pesquisa é que, levando em conta os textos, o detetive criado por Conan Doyle é bastante inteligente — e não apenas sortudo.
9. Sherlock Holmes morreu e depois ressuscitou por influência da mãe de Conan Doyle, criador do personagem. Holmes acabou morto ao despencar do alto das cataratas de Reichenbach, na Suíça, durante uma luta com o seu oponente James Moriart. Essa aventura chama-se "O Fim do Problema". Os fãs não gostaram — a primeira a protestar foi a mãe de Doyle —, e obrigaram o autor a ressuscitá-lo.
10. O nome original do Dr. Watson, era Ormond Sacker, nos primeiros rascunhos de Conan Doyle.
11. John era o primeiro nome do Dr. Watson, com exceção de uma vez, que sua esposa Mary, o chama de James.
12. A primeira paródia de Sherlock Holmes foi feita pelo criador de Peter Pan, J.M. Barrie.
13. Até 2012, o personagem Sherlock Holmes tinha aparecido em 213 filmes, representado por 76 atores diferentes.
14. O primeiro "filme" adaptado dos livros de Doyle, Sherlock Holmes Baffled, foi feito em 1900 e na verdade era um curta com apenas 30 segundos. Confira:


Espero que tenham gostado
CarinaFilth

2 comentários: