sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Símbolos religiosos e seus significados

Olá meus fantasminhas!

Cada religião tem seu próprio símbolo que se tornam comum entre os fiéis. Hoje, vocês vão aprender alguns.


Cruz - Cristianismo


O principal símbolo da religião cristã por causa de Jesus Cristo ter sido sacrificado numa.
Antigamente, os romanos usavam cruzes para executar os criminosos. Jesus Cristo foi uma das pessoas consideradas criminosas e foi pregado na cruz por conta de todos os pecados da humanidade. O símbolo já era usado antes em outras religiões pagãs, antes de Cristo. Ela foi adotada pelos cristãos depois que o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século IV. Antes da cruz, o símbolo usado pelo cristianismo era um pentagrama ou um peixe.
A forma da cruz vária conforme a tradição, como a cruz latina, grega, italiana e etc.
A parte superior da cruz representa Deus, a inferior representa Jesus Cristo e a horizontal representa o Espírito Santo.



Estrela de Davi - Judaísmo

Também é conhecido como o Selo de Salomão, são duas piramides: Uma para cima e outra invertida, representando, assim, o equilíbrio entre o céu e a terra.
Dizem que Davi, poderoso rei de Israel, mandava gravar esse símbolo nos escudos do exercito como forma de proteção. Não se sabe ao certo quando esse símbolo foi gerado.
Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.
Outro símbolo conhecido no Judaísmo e o Menorá, que é um candelabro de sete braços.




Pentagrama - Wicca

O símbolo mais famoso da religião Wicca pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar). O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita. se você observar o planeta Vênus durante oito anos, verá que ele faz no céu a forma de um pentagrama. Logo, o pentagrama foi relacionado a Deusa, a maior divindade wicca. Ao longo do tempo o Pentagrama foi usado por diversos estudiosos e filósofos como Pitágoras que usou o pentagrama como símbolo da primeira faculdade no mundo dos homens, a Escola Pitagórica.
Trata-se do símbolo mais utilizado em rituais cerimoniais e para proteção.



Pentagrama invertido - Ocultimos, Satanismo Wicca

Como símbolo oculto: Com as duas pontas para cima representa o desejo carnal sobre o espirito em conjunto com os quatro elementos (água, terra, fogo e ar).
Na Wicca: Representa o Deus Cornífero (Deus dos animais) ou o Ventre da Deusa (devido a seu formato).
No Satanismo: Temos a cara de Baphomet, que é o pentagrama invertido com a cabeça de bode no meio. Seu significado muda quando usado no satanismo: As duas pontas para cima representam os chifres (oposição ao poder espiritual) e as outras três pontas representam a negação em relação a Santíssima Trindade (Deus, Jesus e Espirito Santo), dando lugar a Diabólica Trindade (O Anti-Cristo, Satã e o Falso Profeta). Também dizem que a ponta apontada para baixo indica a direção do inferno.



O olho que tudo vê - Maçonaria


O Olho da Providência ou o Olho que Tudo Vê é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, normalmente dentro de um triângulo. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade. Está estampada na nota de 1 dólar americano.
Na sua forma atual, o símbolo apareceu primeiro no oeste durante os século 17 e 18, mas representações do Olho que Tudo Vê pode ser encontrado já na Mitologia Egípcia, no Olho de Hórus. Em descrições do século XVII o Olho da Providência algumas vezes aparece rodeado de nuvens. A adição posterior de um triângulo normalmente é visto como uma referência mais explícita da Trindade de Deus, no cristianismo.
Também é um símbolo Maçon, evocação da idéia de Deus Representada pelo Triângulo, Delta Luminoso ou por Três . O Olho que Tudo vê aparece na torre da Catedral de Aachen.



Om - Hinduísmo

O Om é o principal mantra do Hinduísmo. Assim como muitos outros mantras, este também está presente no Budismo e no Jainismo e representa o trimurti, isto é, o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, o Criador do universo; Vishnu, o Reformador do universo; e Shiva, o Destruidor (ou Transformador) do universo. Sua forma é semelhante à de um número três e, como os outros mantras, funciona como uma espécie de oração, mas não relata um diálogo direto com seus deuses.
Vários textos dos Vedas - as escrituras sagradas hinduístas - começam com Om - pronuncia-se Aum - e significa "aquilo que protege".



Suástica - Budismo


Apesar de sua imagem estar diretamente vinculada ao Regime Nazista de Adolf Hitler, a suástica esteve presente em muitas culturas milenares e é representada por meio de diversas formas gráficas. Este símbolo - que também aparece no hinduísmo e no budismo - seria um desenho com quatro letras gregas gama (G), representando os quatro ventos, os quatro pontos cardeais, as quatro estações e outros conceitos da natureza relacionados ao número quatro.
A palavra “suástica” vem do sânscrito e significa “aquilo que traz boa sorte”. A sua raiz, “Svas”, quer dizer bondade. Na China há um símbolo de orientação quádrupla, que segue os pontos cardeais; desde o ano 700 ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica (卍 manji) é usada para representar templos e santuários em mapas.

A lua e a estrela - Islamismo

Este símbolo admite várias interpretações: para uns, é o casamento da lua com a Estrela D’Alva, fenômeno que ocorre em outubro com a “aproximação” aparente dos dois astros. A lua crescente com uma estrela também é o símbolo do Islã. Tal símbolo pode ser observado em branco na bandeira vermelha da Turquia, nesse país cerca de 99% da população pertence ao islamismo. Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica.
Há também outro significado: A Lua é Lúcifer e a estrela é o 1/3 da legião de anjos que ele levou consigo no momento da Queda.



Yin Yang - Taoismo

De acordo com a filosofia tradicional Chinesa, Yin e Yang são os dois principios cósmicos primários do universo. Yin (Mandarin para lua) é o principio passivo, feminino. Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino. De acordo com a lenda, o imperador Chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilibrio entre yin e yang. Estudando as sombras projetadas pelo movimento do Sol, os chineses montaram um tipo de infográfico indicando a duração de dias e de noites ao longo do ano. Esse equilíbrio, fundamental para a agricultura, passou a representar a importância dos opostos e a presença de um dentro do outro (bolinha preta na parte branca, e vice-versa).




Khanda - Sikhismo

A bandeira sagrada do Sikhismo, conhecida como Nishan Sahib, erguida em todos os templos sikhs (gurdwaras), inclui o Khanda. Ele é resultado da junção de quatro armas: A espada de dois gumes no centro do círculo simboliza o Deus único, cuja infinitude e perfeição é representada pelo círculo. A espada da esquerda se refere ao poder espiritual cruzando o poder político, simbolizado pela espada à direita. O significado político, raro na simbologia religiosa, é resultado das perseguições sofridas pelos sikhs ao longo da história.




Flor de lótus - Ayyavazhi


A Flor de Lótus simboliza a maravilhosa perfeição do Nirvana (paraíso), que nasce do lodaçal das paixões mundanas.
A Flor-de-Lótus está presente no Sahasrara (também chamado de chacra da coroa), o 7º e mais importante dos chacras que situa-se no alto da cabeça da pessoa e se relaciona com o padrão de energia global dessa pessoa. Esse chacra é originado na tradição hindu mas, como vários outros elemento do hinduísmo, foi adotado por outras religiões. Situado no alto da flor está o Namam (ou Thirunamam), também presente no Sahasrara. O Venerável Kumarajiva, Mestre das Três Coleções, tradutor de textos sagrados do sânscrito para o chinês (344-413) dizia:
"Sou um lótus nascido no lodaçal, quando olharem para mim, por favor, procurem ver a beleza da flor, e não o lodaçal"


Espero que tenham gostado, e não esqueçam de curtir nossa página no Facebook e perguntar no Ask.
CarinaFilth




5 comentários:

  1. Putz' massa gostei \o/ mas eu queria saber mais sobri o satanismo
    o assunto ia ser muito melhor e se fosse sobre o meu Deus e seu filho Jesus
    iria ser muito mas muito melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan!
      Não entendi muito bem seu comentário devido a falta de vírgula, mas vou tentar responder pelo o que eu entendi:
      Você gostaria de saber mais sobre o satanismo, contudo, não escrevi o post com esse intuito, eu queria mostrar um pouco dos diversos símbolos religiosos e seus significados dentro das religiões em que eles pertencem. Em momento nenhum eu preguei nada a favor Satã ou Deus ou Deuses pagãos. Eu escrevi o post deixando de lado minha religião, então eu não sei o que você quis dizer em saber mais sobre satanismo. Não sou satânica, sei poucas coisas, mas caso queira saber mais sobre isso, aconselho procurar na internet em sites sérios.
      Segunda coisa, o que quis dizer com seu Deus e seu filho Jesus?
      Abraços.
      Carina Filth

      Excluir
  2. Muito bom direto ao assunto,vim em busca de inspiração para arte,precisava saber um pouco mais.Consegui o que eu queria!Gratidão

    ResponderExcluir