terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Como é a virada do ano em alguns países pelo mundo

Olá meus fantasminhas!

Aqui no Brasil, temos nossas tradições para a virada. Mas e nos outros países? O canal MegaCurioso mostra algumas tradições existentes em outros países do mundo, confira:



MAS, como eu amo vocês, fantasminhas, eu não vou parar por aqui, vou mostrar mais tradições. Confira:

Alemanha
Nuejahr é como os alemães chamam o Ano Novo. No dia 31 de dezembro, um dos rituais mais aguardados é o Bleigiessen, uma tentativa de predizer o futuro. Funciona assim: as pessoas derretem o chumbo numa colher sobre a chama de uma vela e jogam este chumbo na água e, em cada forma criada, algo se anuncia. O formato de um coração ou círculo é sinal de casamento; navio:  viagem; porco: fartura. Tradições à parte, as celebrações costumam ser barulhentas, regadas à música, dança e, apesar de não ser a bebida oficial, cerveja. Muitas delas terminam no Portão de Brandenburgo, em Berlim.

Equador
No dia 31 de dezembro, tudo o que os equatorianos querem é se livrar das lembranças ruins do ano que está terminando. Como? Queimando os a años viejos, bonecos em tamanho natural feitos com roupas, palhas e jornais velhos que simbolizam pessoas e acontecimentos que prejudicaram a sociedade. Não há político ou celebridade que escape. Os bonecos são “malhados” e depois queimados.

Escócia
A grande tradição do país é o first-footing. Assim que soam as 12 badaladas, os escoceses saem para fazer visitas. Reza a lenda que o primeiro passo em casa alheia traz consigo sorte durante o ano que começa. Porém, existem restrições: enquanto homens altos e morenos são sinais de bons presságios, as loiras são visitantes indesejáveis que simbolizam mau agouro. O motivo? Elas ressuscitam a imagem dos vikings, antigos invasores do território.

Japão
No final do século 19 os japoneses deixaram de seguir o calendário lunar e passaram a comemorar o Oshogatsu, ou ano novo, no dia 1º de janeiro. Quer dizer, na realidade as comemorações perduram até o dia 3. Nesse período, também chamado de Hatsumoude, as famílias trocam cartões-postais, as crianças recebem o otoshidama (envelope com dinheiro que representa prosperidade) e todos comem o mochi, um bolinho de arroz. Outra tradição é a do uso de quimonos e de visitas aos santuários do país.

Holanda
O fato de entrar no mar na Holanda funciona de forma semelhante ao que acontece no Brasil. Com a diferença que nesta época do ano, o país atinge temperaturas negativas e os mergulhos são até televisionados. E os Holandeses mergulham usando gorros laranja.

Dinamarca
Suba em uma cadeira. À meia-noite em ponto, dê um pulo para o alto. A tradição dinamarquesa diz que, dessa forma, você se desprenderá dos dilemas passados. E se preparará para os obstáculos que estiverem pela frente.

Irlanda
Fuja de ruivas. Se uma delas for a primeira pessoa a entrar em sua casa depois da meia-noite, é sinal de má sorte em 2014. A culpa é de uma lenda: a Deusa ruiva Macha teria amaldiçoado os irlandeses com dores terríveis por 9 gerações.
Representação da Deusa Macha

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário