domingo, 1 de junho de 2014

Webdriver Torso

Olá meus fantasminhas!

(Aperte o play antes de ler o post)



 Data: Março de 2013, um canal no Youtube está frequentemente intrigando os internautas. Nome? Webdriver Torso. Motivo? Vídeos extremamente estranhos.

Webdriver Torso é um trabalhador incansável. Ele trabalha de segunda a segunda, todos os dias da semana e já chegou a enviar no Natal 400 vídeos. Sua tempo de envio varia entre 1, 2, 4, 10 ou 20 minutos. Curiosamente, todos seguem o mesmo padrão:

  • duração: 11 segundos
  • apresentam 10 slides com uma estranha combinação de retângulos azul e vermelho sobre um fundo branco
  • sons que vão se modificando fazendo parecer que ali existe alguma mensagem secreta codificada.
  • cada vídeo é único, mas o formato é o mesmo

Dentre todos os vídeos do canal, há dois que se destacam: O primeiro vídeo postado no canal, que trata de um pequeno trecho do décimo episódio da segunda temporada do desenho animado Aqua Teen Hunger Force. O vídeo é bloqueado em todo o mundo, excerto na França, onde você pode assistir o vídeo mediante ao pagamento de 1,99 euros.
O segundo vídeo é uma filmagem de cinco segundos da terre Eiffel de Paris. As cores combinadas da bandeira francesa e os componentes do vídeo dão um indicio da suposição da origem dos mesmos. O primeiro e único comentário postado até hoje pelo canal é "Matei is Highly Intelligent", traduzindo "Matei é altamente inteligente". Segue abaixo o vídeo:


O canal já tem 30 mil seguidores, o que é notável em vista do conteúdo totalmente desinteressante.

Teorias
Inicialmente, pensava-se na Russia, devido as cores presentes no vídeo, mas com a aparição do vídeo da torre Eiffel o foco muda para a França, mesmo assim não há uma resposta exata. A seguir algumas hipóteses:
  • Nova geração de estações de números: O blog Boing Boing sugere que Webdriver possa ser uma nova geração de estações de números. Com a finalidade de utilizarem para transmitir comunicações secretas a espiões em campo, através de listas de números ininteligíveis de estações difusoras de números ou letras em código Morse, acessíveis por rádio de ondas curtas, não tendo sentido para a maioria das pessoas, mas sim, exclusivamente para o destinatário pretendido que possui os códigos para descriptografar a mensagem.
  • Um Desafio do Cicada 3301. Cicada 3301 é um nome dado a uma organização misteriosa que ninguém foi capaz de identificar até agora. É responsável por, pelo menos nos últimos 3 anos, enigmas complexos de raciocínio que são dispostos em diferentes partes do mundo, como Havaí, Polônia, Espanha, Austrália e Coreia do Sul. Talvez esse seria um desafiante quebra-cabeças intensamente difícil, projetado para ser parte de um teste destinado a recrutar talentos em criptografia ainda não descobertos.
  • Alienígenas: O canal compartilha parte de seu nome com Selinium WebDriver, uma ferramenta usada para testar sites. Um membro da equipe de desenvolvimento da Selinium WebDriver, no entanto, negou que tivesse alguma coisa a ver, dizendo ao site de notícias The Daily Dot que bem poderiam ser extraterrestres, upados por alienígenas. Isto é, alienígenas que usam o YouTube :)
  • Teste Automatizado: Uma explicação relacionada foi apresentada pelo The Guardian, ao qual falou o engenheiro de software Isaul Vargas, que disse que havia visto um vídeo com esses padrões - criado pelo provedor de caixas receptoras de televisão YouView - filmado em uma conferência.
Quando a BBC falou com o Senhor Vargas, ele reconheceu que havia se enganado: "Eu encontrei o vídeo e quando eu o assisti novamente, descobri que não era o caso, havia um padrão de teste diferente."
No entanto, acrescentou que ainda achava que os padrões poderiam ser o resultado de algum tipo de testes automatizados.Vale notar que o YouTube conhece o Webdriver Torso. Basta fazer uma busca com esse nome no site para perceber isso. Os resultados são exibidos dentro de retângulos azuis e vermelhos e com o contador no canto inferior esquerdo.

Um canal no Youtube chamada DR. MISTÉRIO II acha que encontrou o dono dos vídeos. Confira o resultado:

Contudo, há algumas questões para se levantar:
  • Por que o estudante Belga colocaria o primeiro vídeo para ser só visto na França?
  • Ele não dorme? Os vídeos não param de ser postados nunca!
  • Ele já concluiu o trabalho dele, por que continuar postando?
  • Qual seria a relação com o vídeo da torre Eiffel?
  • Existe um canal chamado "Webdriver YPP" que tem o mesmo estilo de vídeo. Eles tem relação? Se sim, qual?
Para vocês terem uma ideia, até o pessoal da BBC tentou desvendar o mistério mas fracassou. Confira o vídeo (em inglês):


Pelo visto, vai demorar um pouco para descobrirmos a verdade sobre este canal.
Espero que tenham gostado
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário