sábado, 15 de setembro de 2012

Fumar não é nada sexy

Olá meus fantasminhas!

A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem criado campanhas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos e as consequências que o tabaco traz para a saúde de quem fuma e dos não fumantes.

Em uma de suas campanhas, a entidade alertou as mulheres sobre as estratégias de marketing que a indústria do fumo vem utilizando para atingi-las. Segundo a OMS, as mulheres têm se tornado as novas vítimas do tabagismo ao serem seduzidas pela suposta “glamorização” do hábito de fumar. O tema foi escolhido porque o número de mulheres fumantes está em constante crescimento enquanto o de homens tem praticamente estagnado.

Vou traduzir porque eu sou legal: Glamour? Não,  câncer de boca.

A campanha é de 2010, mas vale lembrá-la novamente. Sob o mote “Gênero e Tabaco”, foram criados alguns cartazes ao estilo de revistas de moda, onde se chama a atenção para perigos do tabagismo entre as mulheres: perda de fertilidade, parto prematuro e câncer cervical são alguns exemplos.
O fumo é a maior causa de mortes evitáveis do mundo, matando mais de 5 milhões de pessoas por ano. Destas, em média 1,5 milhões são mulheres. Além disso, as mulheres sofrem mais do que os homens com os efeitos nocivos do tabagismo passivo. Das 430 mil mortes que ocorrem a cada ano por essas causas, 64% são mulheres.

Estilo? No, gangrena.
A OMS estima que mais de um 1 bilhão de pessoas são fumantes em todo o mundo, dentre as quais mais de 200 milhões são mulheres.
A associação do fumo ao glamour, à elegância e à sedução é bem antiga. Astros e estrelas de Wollywood recebiam verdadeiras fortunas para promover o habito de fumar. São os casos, por exemplo, de Clark Gable e Bette Davis.

Espero que tenham gostado.
CarinaFilth

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