domingo, 13 de outubro de 2013

Como é feito o embalsamamento

Olá meus fantasminhas!

O assunto pode soar como extremamente mórbido por algumas pessoas, mas eu gosto de coisas mórbidas e acho a técnica de embalsamamento interessante. Tão interessante que se eu pudesse acho que seria uma embalsamadora, mas isso não vem ao caso.

O embalsamamento é uma técnica utilizada para preservar os corpos dos mortos, sendo ela bem similar a mumificação feita pelos antigos egípcios. De uma forma geral, o embalsamamento consiste em lavar, desinfectar, remover os órgãos e o sangue do cadáver. Segue abaixo uma técnica simples de embalsamação:

O corpo do líder da Revolução Russa Vladimir Lenin foi embalsamado após sua morte, em 1924. Desde então, seu túmulo, localizado no centro de Moscou, se encontra aberto para exposição pública gratuita


Processo simples:
Primeiro passo - Se retira todos os objetos pessoais do corpo, assim como roupas e acessórios.

Segundo passo - Logo em seguida todo o corpo é lavado com um desinfectante forte para restaurar a higiene.

Terceiro passo - Se inicia uma massagem nos músculos, para retirar a rigidez cadavérica. A massagem vai da cabeça aos pés literalmente.

Quarto passo - É necessário fechar as bocas, os olhos e os ouvidos do morto. Os ouvidos são tampados com algodão; a boca e os olhos podem ser colados ou suturados, em alguns casos é necessário por uma tampa de plástico parecida com as lentes de contato nos olhos, pois os olhos tendem a encolher ou ficar retos após a morte. Caso o corpo tenha sofrido alguma lesão (corte, furo de bala e etc), é posto uma espécie de máscara reparador para cobrir e preencher o ferimento.

Quinto passo - Entra em ação a máquina de embalsamamento. É enfiado um tubo na jugular, veia braquial e/ou femoral, onde o sangue é todo retirado e um líquido/substancia de embalsamamento é injetado. O líquido varia da situação e se o corpo perdeu coloração pós-morte. Uma vez que a cor da pele é causada pelo fluxo sanguíneo perto da superfície, o fluido de embalsamento é geralmente tingido para obter um tom de pele mais natural. Na escola mortuária, os embalsamadores aprendem sobre a estrutura dos músculos faciais, química e escala de cores.

Sexto passo - Em seguida o hidro-aspirador é inserido cerca de aproximadamente dois centímetros acima da região do umbigo, e em seguida a cavidade e todos os órgãos ocos são preenchidos com substâncias químicas contendo a solução especifica para isso.

Sétimo passo - O corpo é lavado novamente.

Oitavo passo - Em seguida as incisões são fechadas com suturas e com a aplicação de uma espécie de adesivo líquido (esse mesmo produto é aplicado nos ouvidos após a retirada do algodão). Para garantir que o líquido não saia, as incisões são envoltas por plástico e elástico.

Nono passo - O corpo é vestido, maquiado (pode ser feito pelo embalsamador ou um maquiador de cadáveres), penteado e arrumado. O corpo está pronto para a visualização.

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário