sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Tatuagem Maori

Olá meus fantasminhas!

Tatuagem Maori é um estilo propriamente dito. Sendo uma demonstração de força, luta e coragem, vindo do povo da Nova Zelândia. Antigamente era chamada de Moko, esse desenhos tradicionais chamam-se Tā moko. Desde os primeiros desenhos, os Moko eram parecidos com brotos de samambaia, folhagens que nasciam em espirais . Os desenhos sempre possuem significados particulares em cada traço, parte do corpo ou pessoa, correspondendo alguma história ou conquista já vivida. As pessoas mais experientes possuíam um maior número de tatuagens do que os demais, tendo mais respeito sobre os outros, e da mesma forma, se uma pessoa não possui as tatuagens automaticamente ela tem menor significância dentro da tribo, como um simbolo de status de baixo-nível social.



Tradicionalmente, os homens faziam tatuagens mais comumente no rosto, e as mulheres na boca e no queixo, pois essas são as formas de mostrar maior respeito e poder dentro da tribo. Outros lugares tradicionalmente tatuados pelos Maori são as coxas, as nádegas, as costas e a barriga, isso se tratando dos homens. As mulheres tatuavam as coxas, nádegas, costas, e também o pescoço e nuca.


Entre alguns símbolos sagrados Maori, que podem ser vistos no artesanato e também nas tatuagens, estão:

Tiki – Personifica o “homem” criado pela primeira vez. Suas representações geralmente são em forma humana, com uma cabeça naturalista. Cada escultura tinha uma identidade que representava um ancestral em particular ou um espírito. Uma importante relação de Tiki com o homem se fazia por meio das “revelações ou personalidades de Tiki”, que se manifestavam com atos de “bravura”, “sabedoria” ou “força”.

Manaia – O manaia é o segundo símbolo predominante após o tiki e, de acordo com a lenda, é um pássaro mensageiro entre o mundo terrestre e o espiritual. Titular de grande energia, guarda contra o mal e protege a terra, o mar e os céus.

Geckos – Dotados de poderes sobrenaturais, conseguem enxergar o futuro e protegem as pessoas contra os perigos que podem se apresentar.

Língua humana – A língua é comum em representações tiki e também presente em danças cerimoniais, onde constitui um ato de desafio e é símbolo de coragem e força. Relaciona-se à natureza guerreira dos maori.

Koru – O espiral, símbolo do renascimento, representa o movimento cíclico da vida.

Toda a ligação entre crença e arte se reflete na tatuagem maori. Esse povo é considerado o precursor dessa forma de arte, que nessa tribo era feita especialmente pelos tohunga, com ossos e objetos cortantes para a aplicação da tinta.


Na cultura Maori, tohunga é um especialista de qualquer habilidade ou arte, seja religiosa ou não. Isso inclui especialistas sacerdotes, curandeiros, navegadores, escultores, construtores, professores e conselheiros. As tatuagens eram como remédios prescritos pelos doutores tohunga para a cura dos males – neste caso, a cura do espírito e da alma. Os desenhos tinham o poder de curar e de prevenir, de proteger, afastar, atrair, reverenciar, saudar e de lembrar; eram o amuleto de sorte das muitas batalhas de um povo genuinamente guerreiro.


Esse tipo de “tatuagem” também era usada como forma de “aperfeiçoar o corpo” e deixá-lo mais bonito. Tatuar diferentes regiões do corpo com símbolos deste povo, por exemplo, poderia transmitir a intenção de melhorá-lo e torná-lo mais sensual; tatuagens na cabeça, parte mais sagrada do corpo, podem representar a vontade de afirmar quem a pessoa realmente é – é quase uma declaração sobre sua vida. E essa pode ser considerada a principal ideia por trás das tatuagens maori – a representação da vida do tatuado. Os desenhos contam a história da vida pessoal, revelam o status, os desejos e eventos que se deram com o membro da tribo. Por exemplo, grandes chefes maoris têm o rosto inteiramente tatuado, e, quanto mais tatuagens, maior o prestígio daquele membro na tribo, devido a todos os seus feitos e toda a sua importância naquele lugar.

Devido ao interesse crescente por esse estilo, tatuadores mais atentos começaram a desenvolver projetos utilizando os elementos da cultura maori e os adaptando para tatuagens que são feitas em qualquer parte do corpo, esse estilo é o que tem maior procura e que agrada a maioria dos Pākehā, assim como os donos dessa arte gostam de nos chamar.

Espero que tenham gostado.
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário