sábado, 2 de novembro de 2013

A verdade sobre os descongestionantes

Olá meus fantasminhas!

Muitas pessoas sofrem de alergia. Eu sou uma delas. Sou alérgica a pelo de gato, por exemplo, então quando meus gatos resolvem trocar de pelo eu fico dias sem existir direito. E uma das coisas que mais me incomoda assim como todas as pessoas que tem alergia ou estão com gripe é o nariz entupido. Eu sou sincera e não resisto a tentação do alivio que o descongestionante causa em mim. Sentir que estou finalmente respirando direito é incrível. Mas o que pouca gente sabe é que os descongestionantes pioram a congestão nasal. Isso ocorre por um mecanismo chamado de efeito rebote. Funciona assim:

1. Quando você sente o nariz entupido é porque o tecido esponjoso dentro das suas narinas está inundado de vasos sanguíneos. Os vasos se dilatam para tentar combater a inflamação provocada pela gripe ou por processos alérgicos. O aumento do tecido esponjo também tem papel importante na filtragem do ar que você respira.

2. Os descongestionantes são substâncias vasoconstritoras. Eles atuam fazendo constrição dos vasos sanguíneos. Quando você pinga as gotinhas no nariz, elas rapidamente diminuem o diâmetro dos vasos e assim a quantidade de sangue nas suas narinas, por isso o nariz desentope.

3. O problema é que seu corpo percebe que os vasos do seu nariz que deveriam estar  mandando sangue para o tecido esponjoso nasal não estão fazendo isso. Substâncias para dilatar os vasos são então produzidas pelo organismo que logo acaba com o efeito do descongestionante. Você volta a sentir o nariz entupido, só que agora ainda mais entupido que antes.

4. Com o nariz entupido novamente você usa outra vez o descongestionante. Em segundos a congestão some. Seu corpo produz ainda mais substâncias vasodilatadoras para mandar mais sangue ao seu nariz e assim formamos um ciclo vicioso.

Por essa razão os descongestionantes acabam contribuindo para entupir ainda mais seu nariz. Além disso, eles não ajudam em nada a curar a sua gripe ou alergia. A congestão nasal é uma mecanismo importante do nosso organismo que serve para ajustar a entrada de ar e para combater possíveis agressores, como os vírus no caso da gripe. Impedir que o mecanismo natural de defesa do nosso corpo acorra piora a nossa recuperação.

Veja a figura abaixo, adicionando mais alguns detalhes sobre o descongestionantes:

Espero que tenham gostado.
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário