sexta-feira, 14 de março de 2014

Tudo sobre suspensão corporal

Olá meus fantasminhas!

O hábito, ou ritual, de ser suspendido por meio de ganchos atravessados na pele tem crescido e hoje tem grande número de adeptos no Brasil. Para esclarecer dúvidas e saber mais sobre a suspensão, segue um guia completo da suspensão:

História da Suspensão
Historicamente, a suspensão começou tendo diversos usos, ritos de passagem, rituais de cura, rituais de penitência, rituais de devoção a divindades e como meio de obter visões deixando o corpo em comunicação com o mundo espiritual. A suspensão foi muito usada para testar a resistência da mente e do corpo, ou mesmo para assustar as pessoas. Tribos nativas americanas e diferentes seitas hindus também utilizaram a suspensão como ritual. Graças a artistas como Stelarc e grupos de suspensão como TSD , as suspensões estão sendo cada vez mais usadas como arte de performance e até mesmo para entretenimento.



Como se preparar para uma suspensão
O preparo para uma suspensão é baseado em preparo psicológico. Sempre se pergunte diversas vezes se você realmente deseja passar pela experiência de uma suspensão e busque saber como foi a suspensão para outras pessoas, o que elas sentiram e o que elas acharam a respeito da experiência. Somente quando não sentir mais medo nenhum quanto à suspensão você deve fazê-la, sempre procurando um profissional conceituado. Recomendo que somente pessoas que tem conhecimento dos seus limites com a dor façam uma suspensão. Tenha sempre certeza das suas motivações para fazer uma suspensão e busque separar seu corpo da sua mente pois, independente da arte e do ritual, a suspensão ainda é um trauma para o corpo.

Como é a experiência de uma suspensão
Fisicamente, uma suspensão representa uma sensação de ardor, de pele esticando e dor de uma só vez mas para a maioria das pessoas este aspecto físico “sintoniza” muito rapidamente.

Psicologicamente, a suspensão representa basicamente sensações de euforia e liberdade. Há ambos pontos em uma suspensão, de um lado há pessoas que entram em um estado de transe, sem dor alguma. Em outros casos, há pessoas que sentiram dor extrema, náuseas e ataques de pânico durante uma suspensão. Em geral, a maioria das pessoas entra em um estado de choque induzido e desorientação enriquecida com momentos de dor e euforia. Em termos leigos, o ato da suspensão faz com que o corpo/mente entrem em um estado de choque ao ser fisicamente posicionado e contido em um estado flutuante.

Muitas pessoas se sentem intensamente em paz durante uma suspensão, uma experiência de completa rendição. Elas entram em um estado de hiper-consciência e profunda confiança em si mesmos e no universo. Quase todos concordam que os ganchos são dolorosos, mas algumas pessoas acham a sensação de tensão na pele comovente e inspiradora.

Para algumas pessoas, a experiência é muito mais fácil, pois eles só querem experimentar, e quando o fazem, não obtém a liberação emocional e apenas sorriem enquanto desfrutam da sensação de voo e liberdade.

Como é feita uma suspensão
Os ganchos usados para uma suspensão são os mesmos ganchos para pesca em alto mar, mas com as farpas removidas. Os ganchos de suspensão não são usados para perfurar a pele e passam por furos feitos na pele por meio de agulhas americanas ou catéters cirúrgicos comuns, algumas vezes alargados com pinhos de extensão (pinos para colocação de alargadores) de baixo calibre. A colocação exata dos piercings e ganchos determina o tipo de suspensão que está sendo executada. O número de ganchos instalados geralmente depende do peso da pessoa e seu nível de experiência. Os ganchos, em seguida, são equipados com cordas ou correntes e ligados a uma plataforma de suspensão de tal maneira que o peso seja distribuído igualmente em cada gancho. A pessoa é então içada do chão. A duração da suspensão é determinada pela experiência/desejos de quem está sendo suspenso mas pode durar de alguns minutos a várias horas.


Cura de uma suspensão
Os ganchos da suspensão normalmente saem rapidamente, a menos que possam ter machucado de alguma forma. O sangue seco é limpo em torno das perfurações, mesmo que algumas pessoas não sintam a remoção dos ganchos mesmo com crostas de sangue.  Uma massagem é feita para tirar o ar que está embaixo da pele, embora algumas pessoas preferem deixar o ar e apenas limpar as perfurações da suspensão e para depois cobrir com uma bandagem esterilizada. Após cerca de 24 horas, as perfurações já formam uma casca e com uma rotina normal de limpeza e higiene a cura da suspensão acontece sem complicações.

Problemas de saúde a longo prazo causados por uma suspensão
Há pessoas que relatam não conseguirem a sensação esperada por uma suspensão e ainda há outras que se tornam viciadas em suspensões. A suspensão pode ser uma experiência de mudança de vida em que o indivíduo alcançará um feito que, para muitos, pode parecer impossível. Então, a pessoa pode novamente ser suspensa por ganchos na pele.

A suspensão é uma experiência que pode durar de um ou dois dias a uma semana, fazendo a pessoa sentir-se nas nuvens, mas logo eles sentem "a queda". Para muitos, um despertar pode ter ocorrido e quando você desce da subida inicial, você pode estar fora de sincronia com a realidade que foi aberta com a suspensão contra a realidade de que todos nós compartilhamos. Não há graves perigos depois de uma suspensão, quando realizadas nas configurações corretas, e se você se sentir muito mal depois da suspensão, seria sábio para compartilhar seus sentimentos com outras pessoas com experiência em suspensão.

Riscos da Suspensão

  • Morte
  • Choque extremo
  • Convulsões
  • Tontura
  • Dor
  • Hemorragia
  • Perda de consciência
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Cicatriz
  • Entorpecimento


Pessoas que sofrem de pressão alta (ou baixa), doenças cardíacas, diabetes, epilepsia, deficiência imunológica, hepatite , problemas de coagulação sanguínea e indivíduos que sofreram múltiplos estados de choque extremo devem procurar o aconselhamento do seu médico antes de uma suspensão. Se você tem algum problema de saúde, é essencial que as pessoas ajudando você estejam totalmente ciente dele. Se você estiver se aproximando de uma equipe de suspensão para ajudar você a suspender, você deve informá-los totalmente de sua saúde.

Trabalhar em um ambiente onde a temperatura pode ser controlada, com bastante suco e água, bem como pessoal médico treinado na equipe vai reduzir muito as chances de choque (e reduzir o risco se não acontecer).

Tipos de suspensão

Alguns dos tipos mais comuns de suspensão

  • Suspensão Suicide – O Tipo mais comum de suspensão, feita por meio de dois ganchos verticalmente nas costas;
  • Suspensão Crucifix – Semelhante à suspensão suicide mas com ganchos dispostos nos braços;
  • Suspensão O-Kee-Pa – Suspensão vertical por meio de ganchos no peito;
  • Suspensão Superman – Suspensão horizontal feita com o rosto para baixo por meio de ganchos ao longo das costas e pernas;
  • Suspensão Coma -  Suspensão horizontal com a face para cima, com ganchos ao longo do torso e pernas;
  • Suspensão Lótus -  Suspensão feita na posição de Lótus;
  • Suspensão Resurrection – Suspensão feita com ganchos no tronco com o rosto para cima;
  • Suspensão Knee – Suspensão vertical feita com ganchos nos joelhos (nesta suspensão, a pessoa fica de cabeça para baixo);
  • Suspensão Elbow – Suspensão vertical feita com ganchos nos cotovelos;
  • Suspensão Calf – Suspensão vertical por meio de ganchos nas panturrilhas;

Espero que tenham gostado
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário