quarta-feira, 30 de julho de 2014

6 animações baseadas na literatura

Olá meus fantasminhas!

Após ler o título desta postagem, tenho certeza que você deve estar esperando uma lista com adaptações de livros infantis produzidas pela Disney, mas está enganado. Os exemplos que escolhemos para ilustrar este texto foram selecionados pela competência em apresentar, tanto as características do autor das palavras, quanto a habilidade dos animadores que colocaram seus talentos à prova.
Confira abaixo o resultado da fusão entre essas duas mídias:

Bluebird - Curta baseado no poema de Charles Bukowski
Este vídeo tem uma abordagem muito interessante. O texto do poema está incluído na nota abaixo do vídeo, mas nenhuma palavra é falada durante toda a animação. Temos apenas música e imagem. Isso é tudo, e é mais do que suficiente. Eu recomendo que façam uma leitura do poema primeiro, assistam a animação, e depois refaçam a leitura.


Electric Literature – “Angel Lust” por Maggie Shipstead
Estes vídeos são criados graças a uma colaboração mútua entre autores e animador. O autor escolhe um trecho favorito de sua obra, e passa para o animador dá-lhe vida. O resultado são esses vídeos excelentes. Você encontra outras animações no canal Electric Literature no youtube.


Poesia Reencarnada
Estas animações são tão legais, quanto assustadoras. É um conceito muito interessante, e uma boa maneira de introduzir textos mais antigos para gerações mais novas que precisam de mais apelos do que apenas palavras em páginas para conter a atenção.


The 13 Clocks - por James Thurber, narrado por Neil Gaiman
Um conto fantástico escrito por Thurber, em 1950. Conta a história de um misterioso príncipe que precisa completar um desafio impossível para libertar a Princesa Saralinda, das garras do terrível Duque do Castelo Coffin. Para completar, essa animação ainda conta com a narração sombria do meste Neil Gaiman.


Do que são feitos os heróis? - Ted-Ed
Nem todos os vídeos do canal estão relacionada à literatura ou a escrita, mas todos eles são igualmente interessantes e informativos, além de ferramentas muito úteis em sala de aula. Como exemplo, escolhemos um tema que todo mundo conhece, a 'O que faz um herói?'.


O Cangaceiro 
O Cangaceiro, filme realizado pelos alunos de Design da UFPE, conta a história de Lampião, personagem histórico da Região Nordeste. Baseado em literatura de cordel, os versos narram seus infortúnios e seus amores, seu triunfo e seu declínio, e até seus acordos com o capeta. A animação mostra um pouco dos mitos e da fantasia que envolve o imaginário acerca do personagem.


Espero que tenham gostado
CarinaFilth

Nenhum comentário:

Postar um comentário