sexta-feira, 18 de julho de 2014

Erros de português mais comum na internet

Olá meus fantasminhas!

Quem tem pelo menos o Facebook, com certeza já deparou com alguém com erros (grotescos) de português, na maioria das vezes é por falta de conhecimento OU (o pior dos casos na minha opinião) por achar bonitinho. Como um dos intuitos do blog é trazer cultura e informação para as pessoas, segue uma lista dos erros mais comuns (e dos que eu lembrei) achados na internet:


  • Mas é MUITO diferente de Mais: Mas é idéia contrária e está relacionado à contudo, porém, entretanto e todavia. Mais é quantidade e está oposto a menos. Uma vez estávamos fazendo um jornal na faculdade e fiquei encarregada de fazer a revisão dos textos. Daí, vi uma guria que escreveu assim: “Sexo após o casamento é difícil, mais possível” Não seria: Sexo após o casamento é difícil, MAS possível!?!
  • CONTIGO é junto e não COM TIGO: O vício de quem usava o MSN para se aculturar e foi para o Facebook. Com tigo está errado e escreve junto. Em todo caso, o certo é: estou contigo sempre.
  • HAVER/A VER: São totalmente diferentes, pois o verbo haver nos sentidos de acontecer, ocorrer e existir é UM VERBO IMPESSOAL e está empregado na terceira pessoa do singular. Se você quer dizer. Esse texto não tem nada a haver, o correto é: ESSE TEXTO NÃO TEM NADA A VER. A questão é não tem nada a ver ou nada que ver.
  • MENAS NON ECXISTE: Não existe a forma feminina de menos. Se você quer dizer: Eu tenho menas grana que Eike Batista está errado. Tudo bem que essa frase é a mais pura verdade e está certo que você não tem dinheiro nenhum, mas NÃO precisa pisar na bola, né? O certo é EU TENHO MENOS DINHEIRO QUE EIKE BATISTA! (e chora)
  • MORRÃO/MORRAM: Tem gente que fala: morrão seus idiotas! na internet querendo denegrir a imagem alheia. MORRÃO é de morro grande. Se você quer dizer a porra do verbo, coloque o M no final. Assim: MORRAM SEUS IDIOTAS QUE ESCREVEM ERRADO!
  • ANCIOSO/ANSIOSO: A palavra anSioso é escrita com S e é derivada de ansiedade. ANCIOSO NÃO EXISTE!
  • SEJE/ESTEJE: Tudo isso não está certo. O certo é SEJA ou ESTEJA. Vou ser uma mulher influente, caso eu seja a mulher do vice-presidente Michel Temer ou Quero que você esteja aqui comigo. É simples.
  • AGENTE/ A GENTE: A GENTE se escreve separado e é impessoal, AGENTE é uma profissão. Exemplo: A gente foi à Nova York e encontramos Flavio Fachel.
  • COM CERTEZA escreve separado: Vocês costumam a escrever CONCERTEZA.
  • Ah, eu quero namorar COM você: ERRADO! O correto é Eu quero namorar você. Se você falar da maneira incorreta, vai parecer que você vai namorar outras pessoas e vai levar a fulana junto.
  • ELA FICOU MEIA BESTA: O MEIA não há forma feminina. Meio, advérbio não varia. O certo é "Ela ficou meio besta", entendidos?
  • PORQUE/ POR QUÊ/ POR QUE/ PORQUÊ: Ai é sacanagem botar a regrinha aqui já que todo mundo sabe (só que não):

Por que (separado sem acento): Usa-se esta forma para fazer perguntas, ou quando puder ser substituído por "motivo" ou "razão". Ex: O aluno queria saber por que recebeu nota baixa.
Porque (junto sem acento): Utilizamos esse formato para responder perguntas, exemplo: Fiz isso porque era necessário.
Por quê (separado com acento): Utiliza-se o "por quê" em final de frases, exemplo: Sabemos que você não compareceu à reunião, por quê?
Porquê (junto com acento): Essa forma é utilizada quando o "porquê" tem função de substantivo: Se ele fez isso, teve um porquê (motivo).

  • MAU/MAL: MAU é contrário de bom e MAL é contrário de BEM. Eu pratico o mal, por isso todos me chamam de homem mau.
  • INCOMODAR é com I: E não ENCOMODAR. Reflitam.
  • AFIM/ A FIM DE: A FIM DE é locução. E AFIM é semelhante. Eu não estou a fim de ir à aula/ Ela apresentou uma ideia afim com a minha.

Se vocês, fantasminhas, encontrarem mais algum erro comum, por favor, deixe nos comentários.
Espero que tenham gostado
CarinaFilth

Um comentário:

  1. O engraçado é que no título e nas duas primeiras linhas do seu texto há pelo menos 3 erros grotescos, mas você só enxerga os erros dos outros, certo?

    ResponderExcluir